A História da Quiropraxia
Embora a manipulação da coluna se remonte aos tempos de Hipócrates e médicos da Grécia antiga, a descoberta da Quiropraxia é atribuída a Daniel David Palmer em 1895, com a primeira escola para a formação de quiropraxistas iniciada na cidade de Davenport, estado de Iowa, nos Estados Unidos da América em 1897.
Palmer desenvolveu a Teoria da Quiropraxia e seu método inspirando-se em diversas fontes, incluindo a manipulação médica "bonesetting" e a osteopatia, como também incorporou aspectos originais desenvolvidos por ele mesmo.
O termo "Quiropraxia", derivado de duas raízes gregas – Quiro (mãos) e Praxis (praticar), "praticar com as mãos" –, é atribuído a D. D. Palmer e lhe foi dado por um paciente, o Reverendo Samuel Weed.
O Conceito de Quiropraxia é...
Uma técnica natural terapêutica que realiza a manipulação da coluna vertebral e das articulações do corpo (ajuste), visando à redução da dor e da tensão, proporcionando o bem-estar e o equilíbrio postural através de intervenções manuais, permitindo uma perfeita comunicação entre o sistema nervoso e os órgãos, ajudando a restabelecer a saúde.
Mas afinal, o que é Quiropraxia?
1. É um tipo de massagem?
Não. Embora utilize as mãos para fazer "ajustes" no paciente, a quiropraxia é completamente diferente de uma sessão de massagem relaxante. Enquanto a massagem visa o relaxamento muscular, a quiropraxia corrigirá o desalinhamento da coluna e das articulações. Nem sempre as sessões são doloridas, mas você pode sair do consultório com aquela sensação de que fez um treino pesado na academia.
2. Para quais problemas a Quiropraxia é indicada?
Os problemas mais comuns tratados com a quiropraxia são: dor lombar, dor cervical, hérnia de disco, dor no nervo ciático, dores de cabeça, tendinite, contusão, torcicolo, dor nas costas e dores nas articulações (veja mais em Dores e Tratamentos). Pessoas sem essas queixas também podem fazer a quiropraxia para manter a coluna em ordem, especialmente se já têm problemas de postura, passam o dia todo em frente ao computador ou vivem em constante tensão.
3. Qual a causa desses problemas?
As atividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e posturas viciosas podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal. Isto é chamado de disfunção articular ou complexo de subluxação vertebral. Com o tempo, estas alterações podem afetar as vértebras, músculos e a função do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a osteoartrose, por exemplo.
4. Quanto tempo dura uma sessão de Quiropraxia?
A primeira é a mais demorada, dura de 45 minutos até 1 hora. Na Japan Chiropractic Center, em Curitiba (PR), na primeira sessão o profissional avaliará a história clínica do paciente, fará testes ortopédicos, verificará a postura e apalpará a coluna para traçar o plano ideal de cuidado. As sessões seguintes não levam mais do que 30 ou 45 minutos.
5. Quanto tempo dura o tratamento Quiroprático?
O diagnóstico é individual, pode ser que você precise de apenas três sessões ou de 10. A frequência também varia com a gravidade do problema. Pessoas com muita dor podem fazer sessões diárias até o problema aliviar, e depois diminuir a frequência. Quando a desordem está controlada, é recomendado manter 4 sessões ao ano. "É como uma atividade física, você tem que fazer sempre para conservar a saúde", aconselha o D. C. Ryoji Yamauchi.
6. Onde encontro a Quiropraxia em Curitiba (PR)?
Trata-se sempre com um profissional especializado no assunto. Se você busca por quiropraxia em Curitiba, você tem a Japan Chiropractic Center - coordenada por D. C. Ryoji Yamauchi, que estuda a Quiropraxia há mais de 40 anos.
Para ter acesso aos telefones de contato e nosso endereço, visite nossa Página de Contato.